09 Abril
Super Mário Bros O Filme é o filme com cara de jogo

Postado por Vitor Zehel em Filmes e Séries | 0 Comentário(s)

Esse não é o primeiro filme baseado em jogo e nem será o último. Na onda dos jogos tivemos o filme do Sonic estilo live action que foi muito bem aceito pelo público e nem tanto pela “crítica especializada”. Antes de falarmos do filme dos irmãos encanadores Mário e Luigi, vamos para a história dos filmes baseados em jogos.

 

Primeiro filme adaptado dos jogos foi Mário

 

Todos conhecemos a adaptação live-action da década de 90 sobre o jogo do Mário mas, o primeiro filme realmente lançado mesmo não sendo mundialmente e sim, somente no Japão, foi do Mário também. Trata-se do filme Super Mario Bros: A Grande Missão para Resgatar a Princesa Peach. Esse filme foi lançado em 1986 somente no Japão e já trazia a história dos irmãos encanadores para as telonas mesmo não sendo em escala mundial.

 

Você sabe qual foi o primeiro filme baseado em videogame da história?

 

Após o filme de 1986, chegamos ao primeiro filme adaptado de jogo lançado mundialmente, e o jogo escolhido foi novamente o Super Mário. Esse filme com certeza é lembrado por muitos dos fãs do bigodudo encanador e ao mesmo tempo, gostariam de esquecê-lo. O filme só tem praticamente o nome do jogo e traz quase nada da franquia. Bom, não podemos reclamar muito afinal, era a primeira tentativa de trazer um jogo de sucesso para as telas do cinema.

 

 

 

Outros jogos chegam as telas do cinema

 

Quem achou que o filme apático referente ao jogo do Super Mário faria com que os jogos não tivessem mais espaço nas telas do cinema, enganou-se. Além dele, tivemos outros filmes baseados em jogos. Listarei alguns deles aqui:

 

Double Dragon

 

 

Eu particularmente não achei esse filme ruim, assisti muito na Sessão da Tarde eu confesso, mas mesmo assim, ainda estava longe de ser uma adaptação boa de um jogo para filme. Muitas pessoas não querem nem chegar perto desse filme.

 

Street Fighter – A última batalha

Essa já era uma franquia com muito sucesso em animações, mas o filme tem suas discrepâncias referente a alguns personagens, principalmente o Guile que na verdade era o Van Damme interpretando a si mesmo. Mas não podemos ignorar o belíssimo trabalho de Raul Julia como Mr. Bison. Pode não ser da forma como imaginávamos o personagem, mas pelo menos deu uma característica de um cara louco que ele realmente é. Apesar de muitos hoje criticarem o filme, na época ele foi bem aceito.

 

 

Muitos outros filmes de jogos

Para não deixar essa revisão do filme do Super Mário muito extenso, apenas citarei os nomes de muitos outros filmes provenientes de jogos:

 

  • Mortal Kombat
  • Wing Commander
  • Tomb Raider (versões com Angelina Jolie e Alicia Vikander)
  • Resident Evil (possui várias versões)
  • House of the Dead
  • Alone in the Dark
  • Doom
  • BloodRayne
  • Terror em Silent Hill
  • DOA Vivo ou morto
  • Postal
  • Hitman
  • Far Cry
  • Max Payne
  • Príncipe da Pérsia
  • Tekken
  • Need for Speed
  • Warcraft
  • Assassin’s Creed
  • Uncharted
  • Sonic

 

Agora que listei os filmes, caso tenha interesse pode procurar por eles para assisti-los, ou aguarda meu próximo artigo que falará especificamente sobre esses filmes. Vamos ao que interessa, minha crítica sobre o filme do Super Mário Bros.

 

O que houve de mudança do jogo para o filme?

 

A primeira grande mudança que não dá pra negar é a principal também. Nos jogos, Mário sempre vai resgatar a princesa e no filme, a pessoa a ser resgatada é seu irmão Luigi. Além disso, o papel da Peach ficou mais de princesa guerreira a la Xena do que de donzela em perigo. Outro ponto importante no filme é o fato do Mário ser de outro mundo e precisar de treinamento para sobreviver no mundo em que está agora. Esse treinamento é dado pela própria princesa Peach.

 

Tirando essa grande mudança no filme com relação ao jogo, para quem conhece os jogos da Nintendo, pode perceber referências não somente aos jogos do Mário como de muitas outras franquias da Nintendo. O filme traz a emoção da gameplay de um jogo do Mário e traz uma história simples, mas satisfatória para o público proposto. A ideia do filme, é apresentar um personagem da década de 80 para a nova geração e, mostrar que o divertimento com este personagem continua o mesmo desde a época de seus pais. Sim, o filme dá para toda a família curtir muito, até mesmo aqueles que nem jogaram os jogos da franquia.

 

O que aconteceu com a crítica do filme nos USA?

 

Creio que a principal crítica foi com relação a escolha do Chris Pratt para dar voz ao Mário. Vi muitos gringos elogiando a nova versão por manter o sotaque italiano no personagem coisa que não aconteceu por lá. Talvez a grande escolha na versão americana tenha sido o Jack Black como a voz do Bowser. Tirando essas diferenças, o filme é o mesmo para todos e sua proposta é agradável.

 

Capitão Toad?

Um personagem que teve grande destaque ao filme apesar de ter seus inúmeros semelhantes foi o Toad. Sua participação faz com que tenhamos esperança de rolar um filme solo dele assim como tem os jogos também.

 

Resumo da ópera

 

Super Mário Bros o Filme, é perfeito para os fãs de Mário mesmo tendo lá suas diferenças e, com certeza trouxe a nova geração para mais perto desse personagem já quarentão. O filme já tornou-se a maior bilheteria de um filme de animação, ultrapassando até mesmo as animações de maior sucesso da Disney.

 

Bônus: Iniciativa Smash Bros?

 

Depois da ideia de mesclar vários filmes e transforma tudo em um único universo feita pela Marvel, muitos fãs da DC e de outras franquias esperam isso também em seus filmes prediletos e, obviamente a maior esperança de quem viu o filme do Mário e até mesmo o do Sonic, é que esses filmes possam ser unificados sob o nome de uma das franquias mais famosas dos jogos: Super Smash Bros. Lembrando que essa franquia pode resultar até mesmo na vinda de personagens da Disney graças aos jogos Kingdom Hearts desenvolvidos pela Square Enix. Será que poderemos ter esse futuro com relação aos filmes baseados em jogos? Comente sua opinião!


0 Comentário(s)

Deixe seu comentário

Patrocínio

Instale grátis o APPRADIO.PRO e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Youtube



© 1990 - 2025 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio