Postado por Vitor Zehel em Games | 0 Comentário(s)
No dia 11 de novembro deste ano foi lançado com exclusividade ao Nintendo Switch o jogo Shin Megami Tensei V. Apesar de ser a série original, seu spin-off Persona acabou ganhando mais visibilidade principalmente por estar presente no Playstation e por ser mais fácil que a série original.
Até hoje, Shin Megami Tensei tem sido o terror da mídia especializada em jogos com relação a dificuldade do jogo. Mas eu informo com a certeza de que o jogo não é tão dificil assim, ele só exige que você pense em estratégias para vencer e não fique apenas upando e descendo a porrada em todo mundo.
Muita gente já ouviu falar do nome mas tem pavor de conhecer o jogo por dois motivos: pela dificuldade ou por ter religiosos na família que ficam horrorizados com o fato de ter demônios no jogo.
Mas Shin Megami Tensei não se trata somente de demônios, ele também tem deuses de diversas mitologias, anjos, arcanjos e monstros mitológicos também.
O primeiro jogo da série foi lançado em 1987 publicada pela Namco e desemvolvida pela Atlus, o primeiro jogo da série chamava-se Digital Devil Story: Megami Tensei.
A série começou a ficar conhecida com o nome Shin Megami Tensei em 1992, lançada para o Super Famicon e depois para PC Engine, Super CD ROM e Sega CD. Depois foi relançada para Playstation e Game Boy Advance. O relançamento foi para criar uma hype em cima do jogo Shin Megami Tensei III.
Como assim, terceiro jogo? Onde está o segundo???
Alguns jogos da série são extremamente dificeis de encontrar e foram esquecidos até mesmo pela desenvolvedora. Mas sim,existiu um Shin Megami Tensei II.
Veja a lista completa de todos os jogos da série e seus spin-offs:
Além desses jogos temos as séries spin-offs como: Persona, Devil Children, Devil Summoner, Digital Devil Saga e Digital Survivor.
Pra mim de todos os jogos, Persona 2 Eternal Punishment é o mais incrível em questão de enredo e de um vilão icônico. Joker é o vilão mais marcante da série. Além disso, a história desse jogo é mais adulta que dos outros jogos Persona. Mesmo ainda tendo o ambiente escolar de fundo, ele não se prende a somente estudantes, a protagonista Maya é uma repórter que acaba despertando seu Persona ao investigar assassinatos na escola. Temos também um policial, um personagem mais adulto como Baofu, entre outras coisas que me fizeram jogar por muitas horas este jogo.
Você começa o jogo com um estudante que foi parar em Netherland e se encontra com um personagem que se funde a ele e o torna num nahobino.
Nessa forma, o protagonista é capaz de enfrentar os demônios que estão espalhados por uma Tóquio completamente destruída.
O jogo roda com bastante fluídez, os movimentos são respondidos de forma rápida pelo controle. Durante todo o tempo de jogo, somente em um lugar cheguei a ficar preso no cenário mas consegui sair depois de um tempo (sou teimoso, não queria voltar tudo de novo já tinha avançado bastante sem salvar kkk).
O mapa do jogo pode ficar ativo no canto da tela, ou pode acessá-lo em sua totalidade usando o botão Start
Abaixo, uma imagem do mapa no canto da tela:
No mapa, podemos ver a localização dos inimigos, a área de save point, itens possuem a cor amarela. Quando os pontos brancos que são os inimigos ficam de outra cor, significa que eles te viram. Dependendo do nivel do seu personagem, ele pode correr pra te atacar ou fugir.
Na imagem acima, temos o mapa completo da primeira área do jogo. Nesta parte, sua missão é chegar primeiro a torre de Tóqio e, posteriormente ao localonde estão os anjos liderados por Abdiel.
No jogo, você começa sozinho e recebe um pequeno tutorial de como você deve fazer pra avançar no jogo. A primeira personagem que você irá aliar ao seu grupo é uma Pixie. Ela usa magia de vento e é boa com cura também. Para conseguir aliados, nas batalhas você deve usar a opção TALK e convencer seu inimigo a lutar ao seu lado. Para os fãs da série isso já é cristalino como água mineral, para aqueles que irão inicar os jogos da série por esse jogo, o ideal é você se acostumar com esse sistema para não ter problemas ao avançar no jogo.
Conforme você chega numa área de salvamento do jogo, existem outras opções também.
Neste menu você conhecerá Gustave. Através dele você poderá comprar e vender itens. Além disso, elete dá a tarefa de encontrar os Mimans. Para uma quantidade de Mimans encontrados você recebe uma recompensa quando se encontra com o Gustave nessas áreas de save.
Quando você chega na segunda área de save, aparece a opção da Layline Crossing, onde você pode usar para ir mais rápido as outras áreas que possuem save point. Alguns inimigos são poderosos demais para enfrentar na primeira vez que o vê, você pode usar esse recurso para reencontra-los depois de ficar mais forte, ou para conseguir aliados específicos de uma área para fazer fusão. Essa é a próxima parte que comentarei a seguir.
Nesta opção, você é apresentado a Sophia que te auxilia a fazer a fusão de seus aliados e torná-los em outro tipo de personagem com atributos melhores ou não por isso, não saia fazendo fusão somente por fazer. Tente avaliar quais são as fraquezas dos inimigos da área que ainda vai explorar e, faça com que seus aliados sejam mais fortes contra eles.
Com tudo que o jogo tem a oferecer, para os amantes de RPG e principalmente que sentem falta dos RPGs de turno, esse é o melhor jogo desse estilo no ano de 2021.
Com gráficos excelentes, ótima jogabilidade e com mapas cheios de inimigos e com muitas quests, Shin Megami Tensei V é um jogo quase perfeito. A única coisa que senti mais falta foi de um enredo a altura do jogo. Por isso minha nota pra ele é:
E você, já jogou? O que achou deste jogo? Comente aqui mesmo!
© 1990 - 2025 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio