10 Setembro
Segunda temporada de Fundação chega ao ápice no episódio da última sexta

Postado por Vitor Zehel em Filmes e Séries | 0 Comentário(s)

Saudações amigos maratoneiros de filmes e séries. Estou há tempos devendo minha resenha sobre a segunda temporada de Fundação aqui no site. Como vocês já viram minha crítica com relação a primeira temporada e o quão distante a série vai ficando da obra original do livro de Isaac Asimov, não preciso ficar lembrando constantemente que a obra é inspirada no livro e não uma adaptação.

Mesmo sendo uma inspiração, concordo com quem se incomoda com o nome ser homônimo ao livro. Mas, preciso avaliar a série de forma técnica e validar se está seguindo pelo menos os preceitos da obra original.

Vamos ao que interessa, resolvi postar somente agora porque o último episódio disponibilizado na Apple TV+ me pareceu ser o ápice dessa segunda temporada com o início e talvez término da segunda grande crise que o povo de Términus está enfrentando.

Talvez o ponto mais interessante na série é saber o verdadeiro sentido da dinastia genética e como ele surgiu. Temos um vislumbre no episódio anterior de quem realmente governa Trantor e todo o império e lógicamente começamos a ver essa personagem com outros olhos. Em alguns momentos chegamos até a pensar que ela fosse a traídora tentando derrubar a dinastia mas na verdade, a dinastia foi criada por Cleon I para ela.

 

As coisas começam a ficar claras para os telespectadores com as investigações feitas pelo irmão crepúsculo, a versão mais velha de Cleon dos clones - para quem ainda não viu a série, a dinastia genética é composta por 3 versões de Cleon: irmãos alvorada, dia e crepúsculo - ao tentar se lembrar sobre lady Demerzel, Crepúsculo começa a perceber que na verdade suas memórias não são tão confiáveis assim. Junto com Alvorada eles verifiam as memórias de todos os Cleons e percebe que nenhum deles tem a memória igual ao do original, ou seja, as memórias de cada cópia são selecionadas.

Enquanto acontece essa investigação em Trantor, Dia junto lady Demerzel fazem o cerco a Términus para acabar de uma vez por todas com a rebelião de Hari Seldon. Nesse ponto temos uma questão usada na série que foi feita no livro na era da igreja do espirito galático que é a transformação de ferro em ouro. No caso da série, foi feito para o próprio imperador de Trantor.

Encontro do Dia com Hari Seldon

Apesar de Dia confrontar Hari Seldon, a cena mostra que Seldon parece saber que quem governa Trantor realmente é lady Demerzel. A maioria das vezes Seldon falou mais com Lady Demerzel do que com o Dia. Isso pode mostrar que já na época em que trabalhava em seu plano, Hari Seldon já sabia que quem estava governando tudo era um robô e não um humano, se for reassistir as declarações de Seldon no julgamento na primeira temporada, ele já parecia estar realmente falando sobre a Demerzel e sua "plantação de Cleons".

O fim da Fundação?

Com a provável destruição da Fundação em Términus e a indefinição da segunda Fundação com Hari Seldon clone, Gaal e Salvor, ainda não sabemos qual será o futuro do plano de Seldon. Sabemos que Hober Mallow continua vivo mas sob custódia do império. Acredito que essa segunda temporada inteira ainda poderá tratar sobre a fase da igreja ou talvez já iniciem a fase dos comerciantes já que ela ficou já misturada um pouco com a igreja.


0 Comentário(s)

Deixe seu comentário

Patrocínio

Instale grátis o APPRADIO.PRO e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Youtube



© 1990 - 2024 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio