30 Novembro
Review de Sky Oceans: Wings for Hire

Postado por Vitor Zehel em Review | 0 Comentário(s)

Desenvolvido pelo estúdio chileno Octeto Studios, Sky Oceans: Wings for Hire apresenta-se como um sucessor espiritual do aclamado Skies of Arcadia, trazendo um mundo rico em lore, mecânicas únicas e um enredo envolvente. Ambientado em um universo onde a humanidade vive em ilhas suspensas nos céus, isoladas por misteriosas barreiras de vento, o jogo combina exploração, batalhas estratégicas e uma narrativa repleta de reviravoltas.

Um mundo dividido pelas alturas

Sky Oceans

O jogo apresenta um mapa dividido em três níveis de altitude. A camada mais baixa, próxima à antiga superfície da Terra, é agora uma paisagem inóspita coberta por magma, resultado de uma catástrofe que marcou o fim da Era do Esplendor da humanidade. No nível intermediário, encontramos Blossom, a terra natal do jovem protagonista Glenn Windwalker, enquanto a altitude mais elevada é ocupada por tribos próximas ao espaço sideral. Essa estrutura adiciona profundidade ao mundo e convida o jogador a explorar diferentes regiões com atmosferas e desafios únicos.

A queda de Blossom e a jornada de Glenn

Sky Oceans

A narrativa começa com Glenn e seus amigos passando por um exame para se tornarem aviadores, mantendo o legado de seus antepassados. No entanto, a celebração é interrompida quando a Aliança, uma força autoritária, invade Blossom em busca da mãe de Glenn. Após uma série de eventos trágicos, incluindo a perda de sua mãe, Glenn embarca em uma jornada para reunir sua tribo e desafiar a Aliança. O que inicialmente parece ser uma luta por vingança e liberdade se transforma em uma aventura mais complexa, revelando segredos sobre o passado da humanidade e o verdadeiro papel de seus habitantes.

Nexus e os mistérios da Era do Esplendor

Conforme a trama avança, Glenn e sua tripulação descobrem uma nave ancestral da Era do Esplendor, a Nimbus, e obtêm informações sobre uma entidade alienígena conhecida como “Outros”. Eles eram os antigos habitantes de um planeta invadido pela humanidade durante sua era de ouro, o que levou a um conflito devastador e à quase extinção dos humanos. Para testar o arrependimento da humanidade, os “Outros” criaram desafios que podem levar à remoção das barreiras de vento, permitindo a reunificação das ilhas. Essa narrativa mistura temas de redenção, traição e segredos sombrios, mantendo o jogador intrigado até o final.

RPG de turnos com batalhas aéreas

O combate em Sky Oceans é o grande destaque, com batalhas estratégicas entre naves em um sistema de RPG por turnos. Cada personagem pilota um air jet com habilidades únicas, e as batalhas contra naves maiores adicionam um desafio extra, exigindo que o jogador ataque pontos estratégicos para desativá-las. Além disso, o jogo oferece exploração no solo, resolução de quebra-cabeças e missões furtivas, embora essas sejam secundárias ao combate aéreo.

Infelizmente, na versão do Nintendo Switch, problemas gráficos e falhas em menus comprometem a experiência. Apesar de patches lançados para corrigir esses problemas, ainda há instabilidades que podem atrapalhar o jogo.

Elenco diverso e carismático

A tripulação da Nimbus é composta por personagens bem trabalhados, cada um com histórias e motivações únicas. Desde Glenn, o jovem capitão herdeiro de um legado, até Tomoko, uma mercenária charmosa e letal, e Garrote, um mutalóide com sede de aventura, cada membro da tripulação traz habilidades e personalidades que enriquecem a narrativa e as mecânicas do jogo.

Personagens

Glenn Windwalker: o jovem aviador que pertence a uma família que possui fama de ser uma das melhores na aviação tendo seu pai e sua mãe excelentes pilotos. Seu mundo muda após a invasão de seu lar e a obtenção da nave Nimbus ao qual ele acaba sendo nomeado capitão dela sendo o mais jovem capitão;

Sky Oceans

Fio: Focada e capaz, Fio só teve um objetivo na vida: se tornar uma piloto. Amiga próxima de Fred, Fio passou boa parte da infância dentro do hangar do Esquadrão de Defesa, aprendendo sobre jatos, motores, fuselagens e acrobacias. Sua natureza aventureira e personalidade indomável lhe renderam mais de um problema com o Conselho dos Anciãos, que valoriza sua energia, mas fica horrorizado com suas constantes aventuras.

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Garrote: Garrote Fantastic é um Mutaloid tipo gato, antigo líder dos Furnauts. Dotado de uma habilidade inata de voar e uma sede indomável por aventura, Garrote está sempre procurando maneiras de aumentar sua fama por todos os Sky Oceans.

Sky Oceans

Bucket: é um ser artificial que foi "presenteado" a Glenn após sua primeira batalha com as defesas do Nexus. Sendo um piloto de drone, Bucket não tinha autoconsciência e consciência, mas o Nexus o reprogramou para que agora ele possa tentar e buscar o significado de sua existência. Bucket está ansioso para aprender e interagir com os outros, tentando absorver o máximo que puder do mundo.

Zenith: Reservado e taciturno, Zenith Void é um ex-pistoleiro superado por Glenn e sua tripulação e mais tarde auto-recrutado para o galo piloto Nimbus. Sua atitude em relação às pessoas é rude e sarcástica, mas ele é um aliado bom e leal. Seu cabelo branco característico mostra que ele é um galaxiano, uma raça incomum de humanos que dizem ter sido criada durante a Era do Esplendor para viajar pelo Vazio.

Tomoko: Tomoko Kumahashi é o último membro sobrevivente da família Kumahashi, respeitada por sua pesquisa e desenvolvimento de novos materiais com base nos grandes depósitos de cristais encontrados ao redor de Sky Oceans. Órfã ainda jovem, Tomoko se tornou uma mercenária e ofereceu seus serviços de piloto a mercadores e pequenas tribos que precisavam de escolta de defesa. Carismática e charmosa, Tomoko é uma combatente temível que nunca recusa uma boa luta ou bebida.

Dillon: Dillon Gutierrez é um jovem e destemido Arquiteto de Aeronaves que pediu demissão de seu emprego no Estaleiro Auregaard após saber que a Aliança havia invadido Blossom. Determinado a libertar o Estaleiro do controle da Aliança, Dillon tem se escondido dos ocupantes, esperando uma chance de atacar. Um habilidoso Piloto de transporte, Dillon está ansioso para provar seu valor em combate. Ele tem um bom senso de humor e adora brincar com os outros membros da tripulação, especialmente as mulheres.

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Fred: Ele estará sempre na Nimbus próximo a área dos air jets para ajudá-lo a melhorá-los; Através dele é possível melhorar os equipamentos e as arts dos air jets;

Thompson: integrante da guilda em que Glenn e os demais acabaram entrando para conseguir reunir forças para expulsar a Aliança de sua terra natal. Através dele é possível melhorar as Techs da Nimbus que são como as Arts dos air jets. Para conseguir as melhorias é necessário obter Tech Points que você as obtem através de batalhas com a Nimbus;

Vanessa: No começo você pode imaginar que Glenn fará par com a Fio mas seu verdadeiro par no jogo será a Vanessa. Os dois irão estreitar seu relacionamento durante toda a jornada chegando a marcar um encontro após finalizar a missão. Através de Vanessa é possível fazer a manutenção e upgrade da Nimbus;

Maverick: responsável pela alimentação da tripulação na Nimbus. Também é um mutalóide como o Garrote;

Sammy: membro da tripulação do capitão Glenn responsável por validar a condição mental de toda a tripulação.

Doc: é o médico da tripulação, verifica se os pilotos estão estressados ou com hype. Além disso, através dele é possível melhorar a psyche dos pilotos.

Esmeralda: é a Inteligência artificial da nave Nimbus. Ela sempre aparece na ponte da nave e através dela é possível salvar o jogo, ver o inventário e fazer upgrades na Nimbus.

Elizabeth: ela é como um imediato, também fica na ponte da Nimbus e através dela podemos verificar as quests secundárias do jogo. Além disso, também podemos acessar o mapa por ela.

 

Um JRPG promissor com potencial para mais

Sky Oceans: Wings for Hire oferece de 8 a 15 horas de gameplay, dependendo do nível de exploração. Apesar de falhas técnicas e algumas inconsistências, como níveis que não evoluem em batalhas com a Nimbus, o jogo se destaca pela originalidade de sua ambientação, sistema de combate e profundidade narrativa.

Para fãs de Skies of Arcadia e JRPGs clássicos, Sky Oceans é uma homenagem nostálgica que, apesar de seus tropeços técnicos, pode oferecer uma experiência cativante. Já para quem busca algo diferente no mercado atual, recomenda-se focar na campanha principal para evitar repetitividade.

Apesar de suas imperfeições, Sky Oceans é uma prova do potencial de estúdios independentes em criar aventuras ambiciosas e apaixonantes. Além disso, o desfecho da história deixa pistas claras para uma possível continuação. Com as tribos unificadas em Sky Oceans, a narrativa parece preparar terreno para um embate épico contra a ameaça alienígena que aprisionou a humanidade após a derrota na antiga guerra. Se bem desenvolvido, esse confronto promete expandir ainda mais o universo do jogo, elevando a franquia a novos patamares e fortalecendo sua relevância no gênero JRPG.


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Notas do Review

Diversão:
Jogabilidade:
Visual:
Desafio:
Replay:
Áudio:
Inovação:
Qualidade Técnica:
8

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