27 Março
Final Fantasy

Postado por Vitor Zehel em Detonados

Seja bem vindo ao nosso detonado de Final Fantasy 1, game lançado em 18 de dezembro de 1987, RPG criado por Hironobu Sakaguchi, desenvolvido e publicado pela Square, onde afirmam que foi o jogo que salvou a empresa da falência. Agora chega de enrolação e vamos ao detonado do grande Final Fantasy 1.

O mundo está envolto em trevas. O ventou calou-se… O mar entrou em fúria. A terra entrou em ruínas. Mas as pessoas acreditavam numa velha profecia e aguardavam pacientemente que ela se concretizasse. ‘Quando o mundo for tomado pelas trevas, quatro Guerreiros de Luz aparecerão’. Após uma longa jornada, os quatro jovens guerreiros finalmente apareceram. Nas mãos de cada um deles estava um cristal sem brilho.

Antes de iniciar o jogo, você deverá escolher seus heróis. Você deverá dar um nome a cada um deles e escolher a sua profissão:

  • Warrior (Guerreiros): O principal usuário de ataques físicos do jogo. Os Warriors são capazes de empunhar uma grande variedade de armas, como espadas e machados. Apesar de evasão e precisão não serem seus pontos fortes, eles possuem ataques poderosos. Quando bem evoluídos, esses personagens poderão usar magias de cura de nível básico.
  • Thief (Ladino): Com terríveis pontos de ataque e defesa, o real benefício deles está na evasão e na sorte. Mais à frente, esses personagens poderão usar ataques mágicos fracos. Vale lembrar que nesse momento do jogo, os ladinos ainda não possuíam a habilidade Steal ou Mug.
  • Monk (Lutador): Mestres em artes marciais, esses personagens podem lutar com mãos nuas ou mesmo com um nunchaku. Como eles possuem um bônus de ataque ao usar mãos nuas, acaba valendo à pena usa-lo sem arma alguma e poupar dinheiro para equipar os Warriors. A vantagem dessa profissão é que você não gastará muito Gil para torná-lo uma máquina de danos. Os seus pontos negativos são que a sua evolução é muito ruim e seus status crescem muito pouco. Perto do final do jogo, você perceberá que seu Monk é um dos piores guerreiros que você possui.
  • Red Mage (Magos Vermelhos): Red Mage é a classe mais versátil do jogo, pois possuem a possibilidade de lançar magias de ataque e de cura. No entanto, essa habilidade pode se tornar um problema. Uma vez que o número de feitiços que um mago pode aprender por nível é limitado a três, você terá que escolher muito bem quais terão em seu livro de feitiços. Além de magos, esses guerreiros são excelentes até mesmo com ataques físicos.
  • White Mage (Magos Brancos): White Mage é a melhor classe de suporte do jogo. Com magias que podem curar e proteger, esses magos são sempre úteis. Ao invés de gastar todo o seu dinheiro com caros itens de cura, você poderá usar uma magia e recuperar seus aliados num momento de crise. Eles possuem uma defesa muito baixa, por isso devem ficar na retaguarda. Se você decidir colocar um desses personagens, saiba que ele é inútil para atacar.
  • Black Mage (Mago Negro): Capazes de lançar poderosas magias de ataque e confusão, Black Mages são uma boa pedida. Inicialmente, esses personagens são apenas úteis, pois suas magias causam dano considerável ao custo de pontos mágicos. Ao final do jogo, no entanto, eles ganham magias realmente poderosas capazes de obliterar seus inimigos em poucos turnos. Tenha ciência, no entanto, que sem MP eles são extremamente inúteis, pois seus status físicos (defesa e ataque) são os mais baixos do jogo.

 

Cap. 1: Os Quatro Guerreiros da Luz

Você estará no mapa mundo; entre na cidade logo acima.

 

Cornelia

O primeiro edifício à esquerda é o INN, um local para descansar e recuperar as energias, mas para isso você terá que pagar 30 Gil, uma quantia muito pequena se comparado com outras cidades. Continue pela estrada e você chegará à praça principal; o edifício com a placa de uma espada é a loja de armas. Sugiro comprar Rapiers para o seu Warrior, Thief ou Red Mage. Sugiro comprar um Hammer para o seu White Mage. Os Black Mages poderão ficar com Knife. Já o Monk, sugiro deixá-lo sem armas, por enquanto. Saia e continue para a esquerda para entrar na loja de armaduras. Sugiro comprar Chain Mails para seus Red Mages e Warriors. Monk e Thief poderão ficar com Leather Armors. Já White Mage e Black Mage deverão ficar com Cloth, por enquanto. Lembre-se de vender aquilo que não precisar mais. Volte e continue à direita para chegar à loja de itens. Especialmente se não trouxe nenhum personagem de suporte (White Mage ou Red Mage com magias de cura), sugiro comprar algumas Potions. Ao norte, você verá o Santuário, um local para reviver os personagens mortos e curar status negativos. Volte à praça central e continue norte. A primeira loja à esquerda vende magias de cura e suporte. Se trouxe um White Mage, sugiro comprar a magia Cure. Dia é excelente para atacar mortos-vivos, podendo ser sua magia de ataque para o White Mage. Protect também é uma excelente escolha, especialmente para proteger seus magos de ataques inimigos. Blink é pouco usável agora, mas sinta-se à vontade. O prédio à esquerda é a loja de magias negras. Fire e Thunder são boas opções agora, mas Sleep e Focus podem ser facilmente deixadas para depois. Quando estiver pronto, fale com um dos guardas próximos às entradas e saídas da cidade para que eles percebam os cristais nos personagens e os reconheçam como os heróis da profecia. Assim, eles os levam para falar com o rei.

 

Cornelia Castle

Os guerreiros mostram os cristais ao rei, que os reconhece como os heróis da profecia de Lukahn. O rei e seu chanceler contam que Garland, um antigo soldado de confiança do rei, sequestrou a princesa Sarah e escondeu-se em Chaos Shrine, um pequeno templo ao norte do castelo. Os melhores soldados foram enviados para tentar resgatar a princesa, mas Garland derrotou facilmente a todos. Se os guerreiros são mesmo os heróis da profecia, eles devem estar indo em direção aos templos dos cristais. Acontece que a ponte ao norte, que liga o reino de Cornelia aos templos, está destruída. O rei promete consertá-la quando a sua filha estiver a salvo. Sem outra opção, vamos salvar Lady Sarah. Siga sul e desça as escadas até sair do castelo. Não há nenhum item que podemos coletar por aqui.

Siga pelo caminho a noroeste e você deverá encontrar uma caverna. Aqui é o templo do cristal da terra, mas o último terremoto fechou a sua passagem, então ignore-o por enquanto. Continue pelo caminho superior e você deverá chegar ao templo onde Garlando está escondido. Antes de entrar, no entanto, sugiro ficar enfrentando batalhas ao redor desse templo para descobrir todos os seis primeiros monstros do bestiário. Quando estiver pronto, entre no local.

 

Chaos Shrine

Itens:
[__] Leather Cap [__] Tent [__] Potion [__] Broadsword

Logo ao entrar, você deverá reparar que o templo está em ruínas e que vários monstros habitam o local. Siga para a esquerda e pegue um Leather Cap no baú dentro de um pequeno quarto. Continue norte e pegue um Tent e um Potion nos baús em outra sala. Antes de continuar, tenha certeza de que enfrentou todos os cinco monstros novos da região (Gigas Worm; Warg Wolf; Werewolf; Zombie; e Ghoul) . Sem mais, volte ao início do templo e siga norte para encontrar Garland numa pequena sala com Sarah. O espadachim acredita que o rei trocará o seu reino pela vida de sua filha. Ao ver os heróis, ele os ataca.

GARLAND
212 HP / 130 Exp / 250 Gil / Fraqueza: — / Resistência: —
Mesmo para um chefe inicial, Garland é muito fácil, especialmente se estiver no level 4 ou mais. Seus ataques podem causar danos elevados, especialmente aos seus magos, mas não devem ser suficientes para matá-los. Se colocou um White Mage ou um Red Mage com a magia Cure, será ainda mais fácil. Os ataques de Garland não costumam tirar mais que 20 de HP, especialmente se equipou os equipamentos que sugeri. Para atacar, prefira ataques físicos, pois o chefe não tem nenhuma vulnerabilidade por enquanto, a não ser que tenha um Black Mage, então lance as magias Fire e Thunder para causar bastante dano.

Após a batalha, Sarah ficará agradecida.

 

Cornelia Castle

De volta ao castelo, o rei agradece por termos salvado a sua filha e não tem mais dúvidas se os guerreiros são os heróis da profecia. Ele nos conta a profecia toda: “Quando o mundo for tomado pelas trevas, quatro Guerreiros de Luz aparecerão. Se eles não conseguirem juntar os fragmentos da luz, as trevas consumirá o mundo completamente e os quatro cristais nunca mais brilharão…” Ele diz que um dos fragmentos pode ser encontrado no continente ao norte. Com os fragmentos, eles poderão restaurar o brilho dos cristais e purificar a região dos monstros. Ele diz que consertará a ponte ao norte e nos deseja sorte na nossa jornada.

 

Cap. 2: O Cristal da Terra

No mapa mundo, vá norte e cruze a ponte. Você verá que os soldados do rei estão consertando a ponte, então o caminho agora está liberado. Continue norte e passe as montanhas, então vire à esquerda quando estiver perto de um lago. Continue norte até encontrar uma pequena montanha. Rode ao redor da área para encontrar dois novos monstros (Cobra; e Ogre).

Motoya’s Cave

Itens:
[__] Potion [__] Antidote [__] Potion

Aqui, entre na primeira sala que vir para conhecer Motoya, uma poderosa bruxa. Repare que ela colocou as suas vassouras para limpar sua casa… Quando falamos com a senhora, ela diz que não consegue enxergar porque está sem o seu olho de cristal. Retomando o controle, pegue um Potion, um Antidote e outro Potion nos baús à esquerda, então saia do local e volte ao mapa.

Volte ao lago em que entramos à esquerda e continue pela direita. Você passará por algumas florestas durante o caminho; procure pelo monstro Lizard aqui. Seguro o botão O e aperte Select para visualizar o mapa. Vê o pequeno ponto vermelho um pouco à direita; é a cidade de Pravoka; entre nela.

 

Pravoka

Pravoka é uma cidade portuária onde você poderá comprar equipamentos novos. Siga norte até a praça central, então durma no INN para recuperar suas energias. À direita, o primeiro edifício é o santuário. Ao norte dele, você poderá encontrar a loja de magias brancas; Blindna é uma excelente escolha agora. Ao sul está a loja de magias negras; Temper é uma das melhores escolhas aqui, especialmente se tem dois ou mais guerreiros. Mais ao sul está a loja de armas, onde você poderá comprar Broadswords para seus Warriors e Red Mages, além de Scimitar para seus Thief. Os demais itens não valem à pena. Volte à praça central e siga para a esquerda. Vá ao sul para encontrar a loja de itens e reabastecer seu estoque de itens de cura; caso não tenha magos de suporte em seu tima. À direita está a loja de armaduras; Iron Armor é uma dos melhores equipamentos para seu Warrior até agora. Você terá a opção de ter um Leather Shield para seu Warrior e Leather Gloves para todos. Cuidado com seu dinheiro; se precisar, saia e compre mais. Falando com os NPCs da cidade,saberemos que um grupo de piratas tem atacado o lugar e roubado os aldeões. Ao norte da loja de itens terão três homens; fale com eles para ser atacado pelos temíveis piratas. Mal sabiam eles que estavam mexendo com os Guerreiros da Luz. Entraremos numa batalha contra nove Pirates. Eles são mais fracos do que os monstros que enfrentamos no caminho até Pravoka, especialmente porque melhoramos nossos equipamentos. Após a batalha, ficaremos com o navio dos piratas (hehe…).

Saia da cidade e você verá seu barco logo ao sul; suba nele e você terá o controle do personagem no mar. Aqui, você descobrirá quatro novos monstros (Sahagin; Buccaneer; Shark; e Big Eyes. Este último pode causar o status Paralysis, então tome cuidado. Quando tiver descoberto todos os monstros, navegue ao sul de Cornelia para encontrar um local de desembarque. Continue ao sul e você chegará ao vilarejo de Elfhein, mas o nosso destino é o castelo.

 

Elfhein Castle

Fale com os NPCs e procure pelo quarto do príncipe para saber que Astos, um rei malígno colocou uma maldição no monarca e roubou os tesouros do reino. O curandeiro do reino diz que existe uma erva capaz de curar a maldição, mas não sabe onde encontrá-la.

Saia e siga para a esquerda, então vá na direção noroeste até encontrar um pequeno lago. Continue para oeste e depois norte. Durante o caminho, você poderá enfrentar o raro Ogre Chief. Você deverá encontrar algumas ruínas; entre.

 

Western Keep

Apesar de ruínas, aqui não há batalhas aleatórias. Siga norte e entre num pequeno corredor à esquerda, então continue norte até chegar à sala do trono. Veremos o rei de Elfheim, que exilou-se por ter sido enganado por seu irmão Astos. Ele roubou a sua coroa e se escondeu em Marsh Cave, um local repleto de monstros extremamente poderosos e perigosos. Ainda há uma sala de tesouros nas ruínas que Astos não roubou, mas está lacrada, portanto, não poderemos pegá-la agora. Sem mais, deixe o local e siga diretamente ao sul, Se quiser, abra o mapa e veja um pequeno ponto amarelo ao sul; é para lá que temos que ir, mas antes vamos voltar a Elfheim e nos equipar melhor.

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