Postado por Vitor Zehel em Games | 0 Comentário(s)
A lista de jogos para Super Nintendo certamente é bastante expressiva nos Estados Unidos. Porém, se cruzarmos as informações entre o que foi lançado na terra do Tio Sam e no Japão, veremos que nossos amigos nipônicos tiveram a oportunidade de curtir muito mais títulos.
Preparei mais uma lista focada em games lançados apenas no Japão para o console 16 bits da Nintendo e que por lá ficaram (neste caso, não estamos considerando aqueles que chegaram a outras plataformas de alguma maneira, como o primeiro Star Ocean ou Seiken Densetsu 3, por exemplo).
Sem mais delongas, confira a relação a seguir:
Este é um game com o DNA clássico da Square que infelizmente chegou no fim da vida do Super Nintendo e nunca apareceu do lado de cá do globo.
Nessa aventura, o jogador é convidado a controlar um grupo que tem a seu favor a possibilidade de criar dragões para ajudar nas batalhas. Essas criaturas também podem evoluir de formas diferentes de acordo com os itens utilizados para alimentá-las, gerando um título que certamente muitos gostariam de ver por aqui de forma oficial (com a nova onda de remakes da Square, quem sabe agora a coisa não desencanta?).
Mais um RPG que trouxe o selo da Square em sua capa, Treasure Hunter G o coloca no controle de Red G e Blue G, dois irmãos que decidem sair em uma aventura para tentar encontrar o pai.
Uma das grandes sacadas deste game que conta com um estilo gráfico bastante apurado é o fato de seus confrontos misturarem ação, turnos e estratégia. Porém, a única chance que os jogadores do lado de cá tiveram de curtir o título foi apelando para tradução de fãs, pois se trata de mais um jogo lançado no fim da vida do Super Nintendo.
Para os fãs de games de plataforma, essa certamente é uma entrada que fez bastante falta no mercado americano.
Aqui, a ideia é controlar uma princesa que deve progredir de maneira lateral por diversas fases. Ao longo dessa jornada é possível adquirir armas variadas e estas habilitam novas formas de avançar por cada um dos estágios, elevando e muito o fator replay deste título.
Bastante popular no Japão, a série Gundan recebeu um game de luta bastante caprichado que, infelizmente, deu o ar da graça de maneira oficial apenas na versão japonesa do Super Nintendo.
Produzido com bastante capricho, ele não deve em nada a grandes clássicos do gênero disponíveis para o console. Além disso, conta com uma boa história em seu modo principal e ainda traz a oportunidade de desafiar os amigos para lutas épicas no modo versus — o que certamente o coloca como um dos melhores games de combate lançados para o console.
Esse talvez seja um dos que possui uma das ambientações mais diferentonas para um game japonês, tendo em vista que se passa em um cenário de Velho Oeste.
Controlando personagens diferentes, a ideia aqui é avançar por cenários pulando de um lado para o outro enquanto manda chumbo grosso em qualquer engraçadinho que se colocar no caminho — e com direito a alguns chefes perdidos pelo caminho.
Outro que chegou bem tarde ao ciclo de vida do Super Nintendo, mas acabou chamando bastante a atenção de diversos jogadores japoneses.
Com um estilo gráfico bastante colorido, ele pode ser considerado uma espécie de título inspirado em The Legend of Zelda: A Link to the Past. Curiosamente até mesmo alguns elementos parecem ter se inspirado no título estrelado por Link, além de trazer diversos momentos que o aproximam bastante do humor visto em Earthbound. Pena que nunca chegou oficialmente do lado de cá do globo.
Praticamente todos os games estrelados pelo bigodudo mascote da Nintendo acabaram chegando ao mercado americano, mas com Mario's Super Picross as coisas foram um pouco diferentes.
A ideia aqui é bem simples, e envolve resolver diversos quebra-cabeças que, quando solucionados, revelam um desenho bem bacana envolvendo o encanador de vestes vermelhas. No modo convencional o game até oferece uma ajuda alertando sobre erros, mas caso siga para o Special o auxílio cai por terra.
A série Bomberman com certeza fez bastante sucesso ao redor do globo, o que nos leva a questionar uma coisa: por que raios o quinto game da franquia Super Bomberman para Super Nintendo nunca chegou do lado de cá?
Isso realmente é uma pena, tendo em vista que este jogo melhorou em diversos aspectos tudo aquilo que pudemos ver nos antecessores e até mesmo trazia uma opção que permitia criar um personagem para usar na aventura.
Fecharemos essa lista com um game de plataforma que, ao menos pelos protagonistas, já justificaria um lançamento no mercado americano.
Seja como for, este game de plataforma para Super Nintendo é bem bonito na parte gráfica. Além disso, ele oferece desafio sob medida para aqueles que já haviam curtido outros títulos estrelados pela dupla, especialmente os que possuem roupas capazes de conceder habilidades diferentes para os protagonistas (algo que aparece bem forte por aqui também).
E você, lembra de mais algum bom jogo de Super Nintendo que foi lançado apenas no Japão? Deixe a sua contribuição no espaço mais abaixo destinado aos comentários, e aproveite para ver também as nossas listas de melhores RPGs e melhores jogos de luta do console.
© 1990 - 2025 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio