Postado por Vitor Zehel em Games | 0 Comentário(s)
Abril é mês de Páscoa, nessa época fica difícil não ficar doido por chocolate e curioso pra descobrir o que é que vão inventar dessa vez.
Todos sabemos, que quando criança, a maioria não entendia o significado do feriado de Páscoa e o associava somente ao fato de ganhar ovos de Páscoa. Com isso, um programador resolveu criar o famoso easter egg (ovo de Páscoa em inglês).
Na mídia, o termo "Easter Eggs" é uma referência a mensagens secretas, recursos extras ou piadas internas. O termo foi criado por um programador do Adventure (do video game Atari 2600) que deixou sua assinatura em uma sala secreta dentro do jogo. Alguns jogadores encontraram essa assinatura e adoraram a ideia, dando início a uma tendência que ainda hoje rola no mundo dos games. Desde então, os Easter Eggs foram incorporados em diversos meios como uma forma de surpreender e encantar os clientes que prestam atenção suficiente para perceber essas mensagens.
Agora vou explicar os motivos de se ter os Easter Eggs:
Sabemos que o primeiro Easter Egg, foi uma maneira do programador deixar sua marca e ser reconhecido pelos jogadores. Agora vamos falar das motivações para usá-los ainda hoje:
Se você ainda não encontrou a maioria dos Easter Eggs, ajudaremos com os 8 mais dificeis. Como já citamos o primeiro Easter Egg criado, falaremos de mais 8:
Quando essa aventura 3D do gorilão chegou ao Nintendo 64, os jogos focados em caçar colecionáveis estavam em alta e a Rare vivia a sua melhor fase. O que ninguém esperava era que um item levaria mais de 15 anos para ser encontrado! Apenas usando o movimento de acertar o chão com o DK em um ponto específico era possível pegar a lendária moeda oculta do arco-íris!
A música de Totaka
Com certeza os nintendistas devem conhecer bem o compositor Kazumi Totaka, responsável pela trilha de dezenas de jogos e por um clássico Easter Egg que leva o seu nome. Ele escreveu uma curta melodia que está sempre escondida nos jogos em que ele trabalha, como Mario Paint, Luigi's Mansion e The Legend of Zelda: Link's Awakening. O mais legal é que ele mesmo já confessou que há vários jogos em que a música ainda não foi descoberta, como no sucesso de vendas Wii Sports!
A sala especial de Chris Houlihan
Imagine só como você se sentiria caso vencesse um concurso que prometia incluir o seu nome dentro de um jogo, mas demorassem quase uma década para descobrir onde e como exatamente seria possível encontrá-lo? Foi o que aconteceu com Chris Houlihan, o ganhador de um concurso da revista videogames norte-americana Nintendo Power! Dá muito trabalho encontrar uma salinha secreta em The Legend of Zelda: A link to the Past, e o mais curioso é que niguém na internet conseguiu encontrar o Chris para saber o que ele achou da sua sala.
Um narrador entediado e rude
A série Wave Race anda meio esquecida pela Nintendo, que talvez esteja depecionada com seus fãs por demorar quase 10 anos para descobrir uma narração oculta no jogo Blue Storm de Game Cube. Para habilitar um comentarista grosseiro e sarcástico é preciso usar um código e mexer no menu opções na ordem certa, e então partir para as corridas, onde será possível ouvir uma voz tediosa zombando dos seus feitos.
Um código perdido por décadas
Gumball foi um pequeno jogo lançado para Apple II e quase que totalmente esquecido no tempo, mas os jogadores 4a.m. e gkumba estavam estudando o seu código e notaram que cada fase dele escondia uma cifra. Ao zerar o jogo e resolver todos os códigos, era possível ver uma tela especial com o próprio programador Robert A. Cooke parabenizando o jogador.
Um dos jogadores foi ao Twitter avisar para o Cooke que tinha desvendado o segredo, recebendo como resposta "Parabéns! Eu imaginei que ia levar uns mil anos para alguém resolver isso, mas você só levou 33 anos!"
Batman Arkham City, Santo Easter Egg
Muita gente acha que esse Easter Egg foi revelado pela própria desenvolvedora Rocksteady, já que ninguém tinha o encontrado mesmo três anos depois do lançamento do jogo. Se você conversar com o Homem-Calendário quando a data do seu console estiver configurada para 13/12/2004 (não por acaso o exato dia de fundação do estúdio), ele terá um novo diálogo citando a morte do Morcegão e preparando o terreno para a trama do jogo seguinte.
Trapaças mortais
Os fliperamas dos três primeiros jogos da série Mortal Kombat foram muito populares em seu lançamento, mas foi só em 2016 que os jogadores descobriram uma combinação de botões que podia ser feita nos gabinetes originais para liberar o menu secreto de EJB! No menu temático de Ed Boom é possível ver os créditos finais do jogo, os zerados de cada personagem, jogar um minigame parecido com Galaga e destravar todos os lutadores secretos com apenas um clique!
Um segredo para as próximas gerações
O jogo de corrida Trials Evolution esconde um dos Easter Eggs mais complicados de todos os tempos, e ainda vai demorar para sabermos exatamente o que estpa escondido lá. Várias placas de madeira do jogo escondem um código cifrado apontando para uma mensagem sonora que precisa ser escutada em um espectrômetro para revelar mais segredos. Lá, um código morse nos redireciona para um site com ainda mais códigos e uma caçada ao tesouro em realidade aumentada no mundo real.
Entre as quatro locações citadas pelo jogo, a mais interessante fica em Helsinki, onde uma chave promete abrir um tesouro que aparecerá embaixo da torre Eiffel apenas no distante ano de 2113. Será que isso é uma pegadinha e trollagem épica ou o Easter Egg mais escondido de todos os tempos? O jeito é esperar para ver.
© 1990 - 2024 Vitor Zehel Gamer . Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Zehel Digital Studio